Informação

Todos os textos produzidos neste blog são devidamente referenciados com bibliografia citada ao final de cada artigo. A internet pode não ser confiável, nem livros tampouco. Assim, a avaliação de se a informação é verídica ou não, não coube a nós, mas sim, devidamente indicado. Partes dos artigos podem estar vinculados ao senso comum, ou a conceitos culturais. Por favor, não postem comentários sem devida referência bibliográfica e nem bobagens.

Japão e China à beira do abismo

Em Nova Iorque se noticiava que a China ultrapassou o Japão na compra de armamentos dos norte americanos. As compras chinesas incluíram centenas de aviões entre as quais 293 destinados a usos militares. O Japão, por sua vez teria também comprado pelo menos 100 aparelhos de uso militar.

O embaixador do Japão reclama a volta do Norte da China ao 'statu quo anterior-bellum', onde se manteriam as conquistas japonesas.

Mas o embaixador se limitou a declarar que: "A situação é grave e delicada e parece que teremos uma crise perigosa. Tenciono aplicar todos os meios diplomáticos para chegar a uma solução satisfatória".

Chang-Kai-Chek se encontra reunido com lideres militares, mesmo os rivais. Nada foi declarado da parte do governo nacionalista.

O boicote aos produtos japoneses, às casas comerciais japoneses na China levam milhares de residentes na China a voltarem para o Japão.

Nankin será abandonada pelos civis japoneses que deverão se instalar em Changai. Hankeu também terá seus cidadãos japoneses evacuados.

O senhor Chi-Hieh-Yuan, que faz parte do Conselho dos Cinco da Segurança Pública de Pekin declarou que é necessário a China do Norte se afastar Chang-Kai-Chek.

A vida econômica no Japão também não está fácil. As despesas originadas da envio e manutenção recursos para os militares ao Norte da China, provocam escassez de produtos, moeda e inflação.

Os efetivos japoneses na China do Norte somam 30 mil, enquanto os chineses somam 300 mil.

O 'Correio da Manhã' de 8 de agosto traz a notícia de que os chineses teriam tido 30 mil mortos contra pouco mais de 360 soldados japoneses mortos.

Tropas chinesas, mesmo as vermelhas, se movimentam com intensidade e sua alocação se conta às dezenas de milhares de homens de cada vez.


Fonte: O Estado de S.Paulo, 08 de agosto de 1937 – domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, aguarde moderação para publicação. Infelizmente existem muitos spammers.