Informação

Todos os textos produzidos neste blog são devidamente referenciados com bibliografia citada ao final de cada artigo. A internet pode não ser confiável, nem livros tampouco. Assim, a avaliação de se a informação é verídica ou não, não coube a nós, mas sim, devidamente indicado. Partes dos artigos podem estar vinculados ao senso comum, ou a conceitos culturais. Por favor, não postem comentários sem devida referência bibliográfica e nem bobagens.

O incidente da Ponte Marco Polo

Em 8 de julho de 1937 a Agência Reuters recebia o seguinte telegrama de Pequim.

"Foi na noite passada, quando uma companhia de tropas japonesas efetuava um ataque simulado, perto da ponte Marco Polo, que se originou o incidente sino-japonês. Os soldados do 29o. corpo do exército chinês, da guarnição de lugar-Wang-Kiao fizeram fogo. As autoridades militares nipônicas exigiram que as suas tropas fossem autorizadas a penetrar em Wang-Ping a fim de prender os culpados. O pedido foi recusado. Diante da situação tinham sido enviados reforços chineses de Feng-Tai a sudeste de Pequim. Os chineses começaram então o avanço na direção de Wang-Ping".

A opinião corrente em Nanking era de que o incidente verificado em Lu-Ko-Chian foi provocação da guarnição japonesa que visava evitar a substituição do general Tashiro, comandante-geral daquela guarnição por um general de tendências mais moderadas.

No decorrer dos dias 7-8, teriam ocorrido 200 baixas entre chineses e 10 baixas na guarnição japonesa de aproximadamente 110 homens.

No dia anterior, o jornal não havia publicado nada a respeito.

Fonte: O Estado de S.Paulo, 09 de julho de 1937 - quarta-feira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, aguarde moderação para publicação. Infelizmente existem muitos spammers.