Informação

Todos os textos produzidos neste blog são devidamente referenciados com bibliografia citada ao final de cada artigo. A internet pode não ser confiável, nem livros tampouco. Assim, a avaliação de se a informação é verídica ou não, não coube a nós, mas sim, devidamente indicado. Partes dos artigos podem estar vinculados ao senso comum, ou a conceitos culturais. Por favor, não postem comentários sem devida referência bibliográfica e nem bobagens.

O último aniversário de Hitler

20 de abril de 1945 - O último aniversário de Hitler

Fonte: A Agonia da Alemanha pp. 209-210, Georges Blonde, 1964 - Ed. Flamboyand - Brasil 

20 de abril 

A data de hoje está impressa em vermelho nos calendários alemães; é o 56º aniversário de Hitler, a saber, no abrigo, que o Führer deixaria hoje Berlim e iria a Berchtesgarden; porém, as más notícias destes últimos dias fizeram-no mudar de propósito; no momento, sua partida não parece possível. 

Goering pronunciou um discurso no rádio, aludindo a morte recente do presidente Roosevelt: "O chefe da coalizão inimiga foi atingido pelo mesmo destino providencial que permitiu ao Führer escapar do atentado de 20 de julho de1944, entre mortos e feridos, a fim de que ele possa terminar sua obra... Um dia a Alemanha florirá como nunca sucedeu antes. Seus campos devastados se cobrirão de cidades e aldeias novas, muito mais belas, habitadas por povos mais felizes. Generosas cearas de trigo fornecerão nosso pão cotidiano". 

Hitler levantou-se às 11 horas. A partir do meio-dia começaram a chegar as altas personalidades que vinham apresentar-lhe felicitações pelo aniversário: Goebbels, Döenitz, Jodl, Keitel, Bormann, Ribbentrop, Speer, Goering, Arthur Axxman, o chefe da Juventude Hitlerista, Himmler, o general Krebs, novo chefe de Estado-Maior do exército, o general Karl Koller, chefe de Estado-Maior da Luftwaffe. Acham-se todos alinhados na galeria e Hitler passa diante deles, apertando mãos e falando a todos. Mostrou-se  especialmente amável com Keitel:

- Nunca me esquecerei - disse-lhe ele - de que o senhor me salvou a vida no dia do atentado. 

Goering usava um uniforme escarlate e azul com botões dourados. O Führer parece agora mais velho e doente. Mostra-se curvado, de cabelos quase  brancos, suas mãos tremem. Não pode ficar muito tempo de pé. Contudo fez o esforço de subir a escada para receber no jardim na Chancelaria uma delegação de combatentes da Juventude Hitlerista que lhe foi apresentada por Arthur Axmann. Himmler, Goering  e Goebells acompanharam-no. Hitler agradeceu e felicitou os jovens, entregando-lhes condecorações.

À noite houve uma importante conferência. Os generais expuseram a situação militar, que não é brilhante. No norte, os ingleses atingiram os arredores de Bremen e  Hamburgo. Na Itália, os exércitos do Marechal Alexander penetraram no Vale do Pó. Os russos e os americanos não param de avançar de leste e de oeste. Não só a distância diminui entre eles, como o Reich se arrisca em breve prazo a ser cortado transversalmente em dois. Todos os ministérios se retiraram para o sul ou estão de malas prontas. Goering, Gobbels, Himmler, Bormann e Krebs procuram convencer Hitler a partir para Berchtesgaden antes que Berlim fosse cercada. O Führer confirmou o que já tinha ordenado seis dias antes para o caso de a Alemanha ser cortada em duas:

- Comandos separado serão criados nas duas zonas. O grande almirante Dönitz assumirá o comando de todas as forças no norte, e o marechal Kesselring, comandará o sul. - E acrescentou - Desde já dou plenos poderes militares no norte ao grande-almirante Dönitz . 

Mas não fez a mesma declaração a respeito de  Kesselring. Talvez intencionasse ele próprio assumir o comando no sul. Apesar das instâncias de seus conselheiros, negou-se a informar se sairia de Berlim ou não. 

- A Providência resolverá -  disse ele. 

Goering obteve autorização de partir nessa mesma noite para o sul com seus serviços, deixando o general Koller para o representar. 

Após a conferência, Bormann teria dito confidencialmente ao seu secretário: 

- O Führer deixará certamente Berlim amanhã, ou depois de amanhã o mais tardar. 

Outros acham que ele não se deslocará. Em resumo, ninguém nada sabe. 

Alerta aéreo se estende ao anoitecer. As vagas de Mosquitos (nota da transcrição: nome de um modelo de avião) sucedem-se ininterruptamente. 

Começou a faltar água no bunker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, aguarde moderação para publicação. Infelizmente existem muitos spammers.