Informação

Todos os textos produzidos neste blog são devidamente referenciados com bibliografia citada ao final de cada artigo. A internet pode não ser confiável, nem livros tampouco. Assim, a avaliação de se a informação é verídica ou não, não coube a nós, mas sim, devidamente indicado. Partes dos artigos podem estar vinculados ao senso comum, ou a conceitos culturais. Por favor, não postem comentários sem devida referência bibliográfica e nem bobagens.

Japão recusa acordo de limitação das armas

Existia uma grande preocupação acerca do crescente aumento do poderio nipônico na China e no Extremo Oriente, o que contrariava os interesses norte-americanos na região. Os americanos consideravam que a limitação do calibre dos canhões dos encouraçados japoneses em 14 polegadas manteria o Império sob controle.

A este respeito, há uma nota significativa no jornal O Estado de S.Paulo a respeito disso, datado de 18 de julho de 1937.

"O Japão se recusa a limitar o calibre de artilharia naval a 14 polegadas. O senhor Hirota, ministro dos Negócios Estrangeiros (entregou) ao embaixador dos EUA a resposta do governo japones, em que este rejeita a resposta de limitação de Washington. O documento acentua que a atitude japonesa a respeito do desarmamento não é suscetível de modificação."

Fonte: O Estado de S.Paulo 19 de julho de 1936  -  sábado.

Peças de artilharia de 14 polegadas significam 355,6 milímetros.

Nota: Os couraçados da classe Yamato tinham entre outros armamentos 9 canhões de 460 milímetros (18 polegadas). Os projetos definitivos ficariam prontos em março de 1937.

Fonte:  Garzke e Dulin, pp. 49–50 segundo http://pt.wikipedia.org/wiki/Classe_Yamato

263 metros de comprimento.
39 metros de boca.
10.4 metros de calado

velocidade 50 km/h

Tripulação 2767 homens

Peso 73 mil toneladas (71.1 vazio)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, aguarde moderação para publicação. Infelizmente existem muitos spammers.