Informação

Todos os textos produzidos neste blog são devidamente referenciados com bibliografia citada ao final de cada artigo. A internet pode não ser confiável, nem livros tampouco. Assim, a avaliação de se a informação é verídica ou não, não coube a nós, mas sim, devidamente indicado. Partes dos artigos podem estar vinculados ao senso comum, ou a conceitos culturais. Por favor, não postem comentários sem devida referência bibliográfica e nem bobagens.

Cerca de 50 civis japoneses desaparecidos na China

Há pelo menos 50 desaparecidos entre cidadãos japoneses, enquanto as tropas do Japão começam a ocupar a região de Tien Tsin, região alemã da China.

Vários cidadãos europeus começam a deixar a região. 

Enquanto isso, mais de 130 caminhões de transporte de tropas japonesas chegam à localidade, enquanto cinco navios de guerra chegam à localicinco de Yant Tsé Kang.

O 29o. Exército chinês se encontra em movimentação contra as tropas japonesas.

E enquanto se sucedem os embates entre os Exércitos japoneses e chineses, Chang Kai Chek se encontrou demoradamente com o general Chung, um dos líderes da revolta do Sul da China, o que pode ser indicativo de que se forme uma frente única chinesa contra as tropas japonesas. Chung é conhecido como partidário a ações mais enérgicas contra à agressão japonesa.

No último dia 26 de junho, numerosas tropas chinesas iniciaram combate contra o Exército japonês, surpreendendo os japoneses em Tien Tsin, causando surpresa ao estado-maior japonês. Entretanto, frente à hesitação dos chineses, os japoneses responderam com energia, infundindo terror aos chineses.

No dia 27 de junho, Tung Chou  -  onde os policiais chineses se rebelaram contra a ocupação japonesa  -  foi completada.

4 policiais japoneses morreram em Tung Chou nos conflitos com a polícia chinesa.

Entre os dias 1-2, 20 divisões chinesas se dirigiram a Tien Tsin, causando alerta aos japoneses.

A aviação japonesa causa sérios danos às tropas terrestres adversárias enquanto a artilharia bombardeou a região portuária de Tien Tsin.

No dia 2, o ministro da Guerra japonês promoveu 2.500 oficiais e 11 generais, enquanto se agravam as condições na China. Higashikuni, príncipe da casa imperial, foi promovido a comandante-chefe da aviação, entre outras movimentações importantes.

Incidentes entre militares japoneses e franceses em Tien Tsin são relatados.

No Japão, ocorre aumento da carga tributária e emissão de bônus de guerra para fazer frente às despesas extras dos militares na China. O crédito suplementar de 300 milhões já foi pedido, sendo que entre 50-100 milhões de ienes se originarão dos bônus.

Enquanto isso, aumentou-se o IR em 5-15 por cento e um aumento das taxas sobre artigos de luxo como equipamentos fotográficos, filmes, vitrolas e discos.

160 mil reservistas japoneses são mobilizados, enquanto consulados japoneses são evacuados assim como inúmeros civis.

Alguns produtos são colocados sob fiscalização para evitar especulação, face à situação chinesa, que o governo classificou como grave. Assim, produtos alimentícios, metais, tecidos (inclusive seda chinesa e algodão), adubos e madeira são colocados sob monitoramento. 

A bolsa de Tóquio fechou em baixa nesses dias, enquanto 2 mil mortes de tropas chinesas são noticiadas em 28 de julho, na batalha de Nan Yuan.

Fonte: O Estado de S.Paulo, 3 de agosto de 1937 - terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, aguarde moderação para publicação. Infelizmente existem muitos spammers.